O meu irmão chegou a Ljubljana na noite de sábado dia 17 de Maio. Nesse dia tinha ido numa viagem com o SOU, fazer rafting no vale dos Alpes, rio Soča. O dia mais molhado da minha vida, não tenho dúvidas. 1h30m de rafting a chover torrencialmente. Tudo o que via à minha volta era água. E os instrutores que se calhar eram a amostra de eslovenos mais giros alguma vez vislumbrados. Um cansaço indescritível mas uma aventura a ser repetida. Um sítio lindo. Genial.
Na semana em pude contar com a ilustre companhia do srº inginheiro aqui na localidade, fomos dar uns longos passeios como não podia deixar de ser. 2ªfeira dia 19 – Zagreb. 4ª dia 21 – Salzburgo. 6ªdia 23 Lagos de Bled e Bohinj. No entretanto, e com a chuva a ajudar, o trabalho da faculdade apertava. Fim do semestre. Uff!! Resumo académico erásmico: 4 cadeiras feitas! A pouco mais me propus! English for Communication com 8 (ou 16, digamos), History of Documentary Photography igualmente com 8. Introduction to Visual Culture com 10 (20 ou 19, ahahaha!!!) e A PIOR, Selected Problems of Contemporary Political Theories com um glorioso 6 (ou 10!). Farewell FDV! Não quero mais! Estou super orgulhosa de mim, de alguns trabalhos que fiz e dos resultados finais cujas equivalências escsianas me alegram. Depois da recta final nos estudos entramos na recta final de Erasmus. Assim que o mês de Maio acabou, eu e Rita seguimos viagem até Budapeste, Bratislava e Viena de Áustria. Ao mesmo tempo, muitos outros seguiam viagens. De conhecimento ou de regresso. Junho é o mês dos desencontros. E dos adeus. Hora de partida. Depois dessa primeira aventura, na semana passada seguimos em equipa para a Polónia. Visitar Cracóvia e Auswitch. Regressamos há uns dias. Agora é tempo de festas de despedida, jogos do campeonato europeu vistos em comunidade e planear novos destinos!!! Até dia 27, muito há para descobrir!!
ZAGREB – CROÁCIA 19 de Maio
Partimos de comboio ainda cedo. Eu, a Sandra, o meu irmão, Rui de seu nome, a Rita e a Vanessa. Mal chegamos deparamo-nos com a grandiosa praça de Kralja Tomislava e a Strossmayrov trg. Ampla, movimentada citadina. Nada como Ljubljana. O objectivo como sempre é encontrar um posto de turismo. Aí exploramos alguns guias e mapas e fazemos a nossa tour pela cidade. Começamos pela praça Bana Jelacica, seguimos até à Catedral. Almoçamos barato numa pizzaria no centro do mercado em Dolac. Castiço. De peixes e flores. Souvenirs e bebidas. Daí subimos a colina para a Igreja de S.Marcos, a Katarinin trg, ou praça da Catarina e a vista do centro e da catedral. Pelo caminho um túnel memorial de arrepiar. Não consegui perceber o que era, sei que a atmosfera pesava, todas as pessoas que entravam benziam-se, e entre um altar, velas e flores, as paredes estavam repletas de placas de agradecimento, HVALA a centenas de pessoas... Descemos de novo para o centro. Depois de uma corrida para gastar as últimas “coisas” (substantivo usado em substituição do nome da moeda local. Nos últimos meses já me deparei com muitas taxas de conversão e muitas moedas diferentes. Os nomes passam, as “coisas” que valem Euros ficam... lol!), acabamos sentados à sombra às portas da estação a descansar as pernas e a fazer tempo para o comboio. Back to Ljubljana. Jantar o melhor Kebab, na estação, na companhia do mano, e seguir para o Parlment que apesar de chuvoso e um tanto carente de pessoas ficou aprovado!
SALZBURGO – ÁUSTRIA 21 de Maio
Este foi um dia especial vá...
PARABÉNS A VOCÊ, NESTA DATA QUERIDA, MUITAS FELICIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA!!! Aniversário do mano, aqui comigo, em Salzburgo. Um dos destinos que mais ansiei. Qual influência do filme “Música no Coração!” Todo o imaginário de sempre! Pequena, arrumada, limpa, romântica, clássica e musical. Jardins de fazer inveja a qualquer Lisboa, e um castelo de conto-de-fadas. Pena o tempo ser pouco. O plano foi o mesmo que Zagreb. Chegar, ir ao posto turístico e fazer o roteiro!!
O dia ajudou. Não choveu e não esteve muito calor. O perfeito para visitar!! Seguimos da estação pé para o Palácio de Mirabell e respectivos jardins. Sim, sim, os do filme! Passamos ao lado do Sacher Hotel, onde se compra a já em Graz aprovada Sacher Torte e fica a promessa da iguaria para mais tarde. Passamos o rio e o castelo já chama por nós. Seguimos pela praça do Mozart onde a imensidão de lojinhas a vender chocolates é estranha ao local. O centro é encantado. Tudo condiz com tudo. Até a placa a anunciar Macdonalds! Em alguns prédios, as campainhas são de cordel... Almoçamos à moda do turista, sentados na escadas de uma fonte na DomPlatz. Subimos ao castelo já tarde. Prestes a fechar. A vista é soberba. Salzburgo, a terra do sal, é pequena mas doce como sempre imaginei. Na descida já o estômago aperta. É dia de aniversário, há que jantar qualquer coisa “como deve de ser” já diria o meu pai. Depois de quase uma hora a correr restaurantes, (obrigada Rui!), à procura de algo típico e não muito caro, desistimos e entrámos numa pizzaria simpática que se revelou deliciosa! A noite promete... Final da Liga dos Campeões. Onde beber uma cerveja? Claro está, num Irish Pub que são sempre pontos de encontro de turistas, a ver os ingleses a sofrer, e a beber uma Guiness como o aniversariante gosta!! O caminho para a estação, já de noite, foi um trilho para descobrir! Um dia memorável. terminado com a deliciosa (CPC!!) Sacher Torte no comboio. Um sítio onde há muito queria ir. Respira-se música e arte. Os sinos ecoam constantemente. Fazem-se sentir. Começo agora a pensar onde gostaria de passar o meu próximo aniversário! Paris? Londres? Eheheh =)
BLED & BOHINJ. TRIGLAV NATURAL PARK
Claro que quando há visitas não se pode deixar de visitar o Lago de Bled. O ponto mais encantado da Eslovénia! Mas desta vez o ritual foi diferente! Alugámos um carro! Iupi!! Vamos no dia anterior ao Hostel Celica, e na manhã seguinte lá está o senhor à nossa espera com um Daweoo velhito mas que dá para o efeito. Poucos documentos mostrados, pagamento na altura, nada assinado e toca a andar! Assim é que é! “ Ah! Também se estragarem alguma coisa não é problema, não se preocupem!” Ahahah. Seguimos até Bled a chover. A beleza não é a mesma sem dúvida! O mano lá gostou, pudera! Almoçámos demasiado cedo por não haver muito para fazer arredores, compramos uns postais e seguimos caminho até ao Lago Bohinj no Parque Nacional de Triglav, a montanha mais alta da Eslovénia com quase 3000 metros. No caminho o sol começa a raiar e ao fundo vêm-se as montanhas e a neve. "Aah!! Isto sim..." A vontade de seguir viagem aumenta... Lindo lindo. Chegados a Bohinj o espectáculo é indescritível. Parece um local sagrado. Verde e azul. Sem turistas. Sem lixo. Sem confusão. Só mesmo os doidos da escalada a subir aos calhaus dos arredores. Canoas coloridas e uma estátua decoram o local. Paz. 5 vezes mais bonito que Bled. A promessa de voltar fica feita!
Voltamos para Bled, já que só há uma estrada. Subimos ao castelo. Sítio para turista ver. A vista é soberba mas o céu cinzento não ajuda. Também aqui não há muitos turistas. Pudera, 6€! Há sim, um casamento. Mais um sítio para o meu interrail de casamentos. Ahahah, sim sim. Eu já sei como e quando me quero casar! Quero casar, se casar, durante um mês! Sim, num interrail, casando em vários locais e anulando em 24h. A última paragem seria Lisboa claro está! Há tantos sítios lindos onde já passei que a primeira coisa que me vem á cabeça é : Ah! Quero casar aqui!” E assim nasceu a ideia do casamento em interraill! Castelo de Bled seria mais uma paragem! No fim do dia a cereja no cimo do bolo: CONDUZIR em Ljubljana!! Eheheh É como andar de bicicleta, quando se gosta, nunca se esquece! =)
Para vocês uma palavra: SAUDADE!
1 comentário:
Até que enfim!!!!
Já estava com saudades de enviar um comentário ou seja saudade de ler os teus posts!!!!
Por falar em saudade aquela saudade é para nós não é?
Livra-te de dizeres que não, ehehe!
Estou cheia de inveja o outro lago é muito mais bonito..
As tuas palavras fazem-me quase acreditar que também lá estou....
Mas depois olho à volta e ooooooohhhhhh
Tchau
Bjs
Zira
Enviar um comentário