sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

FDV!!

Não, não é dialecto. Não é um nome próprio e, não, não é uma asneira em esloveno. Embora pareça! FDV ou melhor, fêdêvêh é a sigla do nome em esloveno da Faculdade de Ciências Sociais em Liubliana. Gosto do edifício. Muito recente, moderno, labirintico, com muito vidro para aproveitar as horas de sol. Algumas salas não têm paredes de cimento mas sim vidro, qual distracção olhar para o pessoal no corredor principal! Esplanada com aquecimento e uma central de cópias que mete o sr. Azad lá da ESCS deprimido. Aula de Introduction to Visual Culture na terça-feira passada às 16h. Peço aqui uma salva de palmas para o professor monocórdico que conseguiu aguentar mais de metade de uma turma de 60 pessoas lá dentro durante mais de 2 horas... E em inglês! Confesso que adormeci. Não, não mesmo a sério! Há muito tempo que não acontecia mas adormeci na aula, acho que ainda marquei uns quantos golos de cabeça! Não era a única. A noite anterior tinha sido jeitosa para a maioria dos estudantes estrangeiros presentes.

Segunda-feira, noite do estudante!! Fomos até ao Parlment, que é o pub ponto de encontro de alunos Erasmus e depois, claro, a noite acaba no Kamachan (quais 50 cêntimos para entrar!)!! Parlment cheio, ou melhor à pinha, impossível!! Bandidos Tequilla e hits internacionais pela noite fora! Macarena, Queen, La Bomba, YMCA, Rise Up (miss my summer, oh madalena!!) e muitos mais.

As conversas de início são sempre as mesmas: “como te chamas, de onde és, o que é que estudas...blá blá blá...” Acho que até agora ninguém percebeu à primeira que sou de Portugal. Espanha, sempre Espanha, bah! Mas o Dean, que é se calhar o alemão mais sociável de todos os tempos (...relações públicas disto tudo que está cá desde setembro e fala no mínimo umas quatro línguas, entre as quais, esloveno...), chama-me grega constantemente! Tive mesmo de lhe mostrar o meu BI para provar que sou portuguesa! Entre tanta gente, nessa noite conheci também um grego, o Alex que confirmou a teoria do Dean: sim pareço da grécia, tenho os olhos grandes e muito escuros!! E sim, de facto somos parecidos. Risada...

Conversas prolongam-se. Nacionalidades misturam-se. Formas de estar, de falar, de dançar, e de rir que confluem num espaço tão pequeno, ou tão grande, como alguns bares do bairro alto. Culturas.

Gosto disto. Sinto falta da calçada. Sinto falta do nosso sol que realmente aquece, do nosso vento e do nosso mar. Sinto falta do peixe, do pão e dos meus três cafés diários. Sinto falta de vocês, especiais. Mas gosto da Liubliana, capital quase vila, doce, calma e sempre a direito, com os Alpes a piscar o olho lá de cima. Gosto do aquecimento do autocarro quando entramos já congeladas depois de 10 minutos de espera, e dos radiadores que se prolongam por metros dentro das casas. Gosto das bicicletas que ganham todas as cores e formas, guiadas por velhos, novos, turistas e empresários, que quase atropelam os distraídos que passeam tranquilamente nas ciclovias (...tipo eu). Gosto do pêlo das botas, dos cachecóis e dos gorros. Gosto do frio solarengo da tarde. Sinto falta de muita coisa, mas esta cidade tão pequena e diariamente tão intensa, já me conquistou e, mesmo que tivesse de ir embora agora, sei que já não iria esquecer este cantinho encantado do Mundo nunca.

1 comentário:

Unknown disse...

ahahahah!
Finalmente a faculdade!!!
Cheguei a pôr em dúvida a sua existência!
Mas não, afinal ela existe e tem professores que pôem os alunos a dormir, como em todas as outras!!!!
Apetece-me conhecer essa faculdade....
Qualquer dia ponho-me a caminho....