terça-feira, 11 de março de 2008

O mercado.

No domingo passado fui ao mercado de Mestni Log, nos arredores de Liubliana. Essencialmente vendem-se carros em 2ª mão mas também velharias e roubarias... Lá fiz o esforço para estar às 10h na última paragem do 1, o ponto de encontro com a Sandra (menina dos AM´s da ESCS... amiga do Chico Vento... ou diríamos Chico Beento? "Tá cá um beento hoje... carai´..." ahahah!).














Cheguei antes dela e lá me pus no movimentado cruzamento à espera. Posso dizer que foram 15 minutos muito produtivos. Pois, que estes eslovenos são doidos a conduzir eu já sabia, mas se em 15 minutos ouvi 20 buzinadelas foi pouco. Ora imaginemos um cruzamento de 2 estradas sem cedências de passagem nem nada. Isto num domingo de manhã, às portas de uma enorme feira ao ar livre de carros em 2ª mão, tendo em conta de não estava a chover nem fazia muito frio. Nunca vi tanto congestionamento de trânsito em Liubliana como aqui. É entrar no cruzamento e decidir a meio se se cede a passagem ao outro ou não... É fazer razias aos outros porque sim. Diz que é lei do mais forte. E depois, claro, arrancar de novo, assim à moda do xunning odivelense... Mais mais! E os velhotes na esquina a comentar os carros e os arranques? A ver o movimento, pois lá está. E ainda a mandar um bitaites em voz alta... =) Pensamos nós que é só em Portugal...
Se nessa manhã na feira me cruzei com 10 mulheres foi muito. Mas enfim, como não se entende o esloveno, parece que as piadolas não são para nós. E seguimos em frente. Tenho só de acrescentar que esperava mais. A zona da velharias não toca sequer na magia da nossa "Feira da Ladra., às terças-feiras, às 5h da madrugada..."

Perguntam vocês... Mas porquê acordar tão cedo para ir ao mercado?? Sim, havia uma razão. Porque dias antes experimentei andar de bicicleta na cidade e não queria outra coisa! Sim, fui comprar uma bicicleta na zona das velharias e roubarias! Em 2ª mão. Ou 3ª ou 4ª... Tem nome:Maria. A minha Maria... eheh Todos os que percebem mais de bicicletas do que eu (que são muitos...) dizem que fiz uma boa compra... A ela dedicarei um post! =)

1 comentário:

Tatiana disse...

Cada vez que leio o que escreves consigo imaginar-te deslumbrada com o que ves.

E mesmo que esse mercado nao chegue aos calcanhares da "nossa" Feira da Ladra... e' diferente, e' novo e e' unico.
E' para isso que estas ai: para vivenciar coisas novas que nao encontras na nossa Lisboa... Para abrir os olhos e experienciar coisas que so existem para alem das nossas fronteiras.
Queria poder estar ai para partilharmos cada bocadinho do que Liubliana tem para oferecer. Nao sei se vai ser possivel mas, seja como for, esta cumplicidade e' bem maior que a distancia, o que quer dizer que mesmo sem o nosso cafezinho matinal, vamos continuar a partilhar todas as nossas experiencias... mesmo aquelas porque passamos quando estamos longe. Nunca me esqueco de ti...

E agora em Londres por cada rua que passo, se fechar os olhos vejo o teu sorriso deslumbrado, o mesmo que deves fazer ai... E entao fico contente, porque sei que a distancia e a saudade estao a valer a pena.