quarta-feira, 26 de março de 2008

Graz, 22 e 23 Março

Uma Páscoa diferente no mínimo. Sábado, ponto de encontro às 9h45 na estação de comboios. Eu, a Bea, o Nicolas da Bélgica e o Andrew da Austrália. Quatro, na minha opinião o número perfeito para viajar. Apanhamos o comboio, cheio, mas conseguimos lugar todos juntos. Algumas estações depois estávamos quase sozinhos, vamos lá animar a viagem... Ehehe.

Mais um dia de neve em Liubliana e pelo caminho a paisagem de riachos, montes, vales, casinhas e pontes... O interior da Eslovénia, esquecido e ostracizado! Chegamos a Graz perto das 14h. O sorriso da Bea não engana, é bom ouvir a língua materna outra vez e conseguir ler tudo o que nos rodeia. Alemão! Daqui so retirei Aufwiedersehn e Dankeschoen! Procuramos o hostel onde vamos ficar, simpático nos arredores, a 15 minutos a pé do centro. Deixamos a as “malas” e seguimos caminho apesar do céu escuro que ameça chuva torrencial. Tivemos sorte.

A cidade é parecida com Liubliana. A direito, com um rio e no topo de uma colina um castelo e um relógio numa torre. Agora juntem-lhe mais riqueza (estamos na áustria, pois é...), mais imigração, mais cultura e edifícios de design contemporâneo. Gastei

mais do que estava à espera, qual lanche de 8€!! Mas não me arrependo...
Caminhámos a tarde toda pela cidade, com muitas fotografias à mistura. Jantámos numa espécie de tasca em que até as velhotas metiam conversa connosco! Ficámos
até à noite... O frio gelava mas arranjámos uma maneira de nos aquecermos: aprender a dançar a valsa em frente à catedral! A Bea e o Nicolas sabiam alguns passos e pronto. De seguida foi a vez do Andrew nos ensinar um swing! Risada! De
caminho para o hostel passamos pela galeria de arte Kunsthaus e pelo Murinsel,

café e anfiteatro, no meio do rio. Iluminados. Genial!

Dia seguinte, comprámos um bilhete de 3€ para estudantes que nos dá acesso aos principais pontos de interesse da cidade. Visitar a Kunsthaus, arte moderna (em que
estava presente um nome português) e fotografia. Subir ao relógio e à colina da cidade, onde havia um jardim lindo com um coreto em ferro, lagos e uma vista fantástica. Visitar o museu da infantaria,

com armaduras e armas do século XVII e um palácio de uma família nobre do séc XVIII.

Ao fim do dia tivemos o prazer de comer o nosso doce de Páscoa: Sacher torte!!
Um
bolo de chocolate tradicional da Áustria. Não há fotografias do momento. Era bom demais!!! E como tivemos de dividir por todos soube a nada! Um bolo do tamanho de um prato de sobremesa custa 10€. Bom, mas bom como tudo. Maravilhoso! Apanhamos o comboio às 18h30,e chegamos a Liubliana já depois das 21h30. Sabe bem, já é aquele sentimento de “voltar a casa”, Estranho.

Graz é a 2ª maior cidade da Áustria depois de Vienna e antes de Salsburgo. Passei os dois dias a cantar o Edelweiss... Tudo me fazia lembrar o filme Sound of Music!! E a vontade de ir a Vienna e Salsburgo aumentou, é agora um objectivo!

Edelweiss every morning you greet me...

Small and white

Clean and bright

You look happy to meet me

Blossom of snow may you bloom and grow

Bloom and grow forever

Edelweiss, Edelweiss

Bless my homeland forever

Blossom of snow may you bloom and grow