segunda-feira, 21 de abril de 2008

Veneza iluminada! 19 de Abril

Inscrevi-me para a viagem de um dia a Veneza mais para desanuviar e passear do que propriamente para lhe conhecer os cantos. Já lá tinha estado, em 2004 com a família “ferrobíco” (há quantos anos não usava esta palavra), e já na altura me tinha fascinado apesar de ter ficado com a sensação que não havia muito mais para sentir ali. Sim é linda, sim é única, sim é diferente, sim é labiríntica, sim é romântica até não se poder mais, sim é isso tudo e mais alguma coisa... Já o sabia. Mas acredito que este foi um dos melhores dias que tive para mim mesma a nível pessoal desde que cheguei a esta esquina da Europa. Saímos de Liubliana às 5h... Aliás 5h30! Era eu a atrasada desta vez. Agradeço tanto que tenham esperado por mim e mal tinha cara para olhar para o pessoal do autocarro que tinha conseguido estar lá a horas. Não dormir foi uma opção, por isso fui directa do Media Park para casa fazer a mala e depois directa para Veneza. O problema foi a “agressividade líquida” da festa, primeiro em casa num jantar de gajas, depois no dormitório da FDV e depois no habitueé Media Park, mas tudo se resolveu. Há noites assim, nada a acrescentar!



























Adormecida e a recuperar com um red bull ao lado, nunca mais me lembrei que íamos entrar em Veneza de barco. Mal chegámos à costa o meu dia estava ganho: Mar!! Andar de barco! Vento na cara!! Weeeee... Qual sorriso de criança! Para além disso, sol! Muito sol! 20º graus potenciais para andar de tshirt e chinelos! Perfeito! Deito-me na popa do barco. A Bea, o Nicolas e a Vanessa riem-se da minha felicidade. Nem eu a consigo explicar! Os salpicos da água molham-me mas não me importo. A velocidade, o vento desalinhante. Sabe bem. Muito bem, mesmo. Quase adormeço com os balanços. Aqui apercebo-me da falta que o mar e sol me fazem e tive a certeza que, este ano, quero passar o meu verão em Portugal!





























A primeira paragem foi a ilha de Burano com as casinhas coloridas e as lojas de rendas. Se tivesse uma casa aqui seria... branca! Só para ser diferente! Ahahah. Segunda paragem, Murano. A ilha das fábricas de vidro, onde podemos visitar pequenas unidades de fabrico e ver como se sopra o vidro. Um copo e um cavalinho feito à nossa frente, aplausos, e seguimos para a cidade.

































Da primeira vez que estive na doce Veneza tinha entrado de carro. Tenho a dizer-vos, quando lá forem, vão de barco. É muito mais imponente! Não há fotografia que mostre! Da grandiosidade inicial para depois te perderes nas ruelas seguintes. As duas colunas que eram, a “porta” da Veneza antiga sem acesso rodoviário, a primeira pequena praça de S Marcos, o Palácio Ducale, a catedral, o relógio secular e a gigantesca segunda praça de S. Marcos. Atrevam-se a tomar um café numa destas esplanadas onde muitos o fizeram ao longo da história. Um café pode custar 8€, porreiro pá! Eu não o fiz, ainda.
























No meio da enchente anualmente constante de turistas e de pombos que, confiantes, arriscam mil razias nas nossas cabeças, seguimos caminho para as ruelas. Mini canais, as gôndolas, os casalinhos por todo o lado... Não conheci, até hoje, cidade onde se sente tanto amor pelos cantos. Apesar do inesgotável ritmo de turistas, é possível encontrar momentos sossegados... Procuramos caminho até à Ponte do Rialto que passa o grande canal. Memórias de há 4 anos. E que tal uma foto exactamente no mesmo sítio!? =)








































Às 17h voltamos a apanhar o barco que nos leva ao nosso querido autocarro. Back to Liubliana. Sensações renascidas. Dia quase-perfeito. Sorriso na cara e um cansaço saboroso. Que haja mais dias assim!

2 comentários:

Unknown disse...

Aquele jantar de ladys devia ter sido lindo!
Entrar em Veneza é sempre surpreendente, entrar de barco ainda mais e a dormir e com re.... então imagino, eheheheh
Ainda bem que gostaste e parece-me, pelas fotos que Veneza estava particularmente bonita! Agora estou a falar a sério...
Bjs
Zira

Nuno Comando disse...

ola, precisava de algumas informaçoes de liubliana , vou para ai Erasmus e nao consigo ver nada de casas etc . se podesses ajudar colega. comandonuno@gmail. com